NDW QUE NÃO QUERIA SER NDW: TRIO

Um vocalista, um guitarrista e um baterista.

Letras metade alemão, metade inglês; apenas as notas básicas na guitarra, sem solos; bateria reduzida: bumbo, caixa, chimbal e um prato; instrumentos adicionais: apenas aqueles que uma criança de 2 anos utilizaria para brincar.

Minimalismo ao extremo.

Mas não se engane. O objetivo deles era mostrar a essência da música, deixando de fora toda e qualquer máscara (ausência de pré ou pós-produção). Algumas pessoas interpretaram isso como comédia - nada mais errado.

De 1981 a 1985 lançaram três discos de estúdio e um ao vivo, além de um filme.

No início eram conhecidos apenas por umas poucas pessoas, mas nos anos seguintes tiveram lançamento em 30 países. Yoko Ono, a empresa Volkswagen e palhaços de circo fazem parte de seu currículo. Se tornaram cults - e ainda são até hoje.

Esse era o grupo formado por Stephan Remmler, Gert Krawinkel e Peter Behrens, ou resumindo: TRIO.

Conheça aqui sua história.



Tudo começou no final dos anos 60, quando Stephan Remmler e "Kralle" Krawinkel fizeram enorme sucesso no norte da Alemanha com sua banda "Just Us", conhecida também como "MacBeats". Eles chegaram a se apresentar no internacionalmente famoso "Star Club" de Hamburgo. No entanto, mesmo com todo o sucesso, aconteceu a fatídica separação. Assim, Kralle formou sua própria banda chamada "Cravinkel", que lançou dois discos no início dos anos 70 e Stephan gravou dois compactos sob o pseudônimo de "Rex Carter". Nenhum deles obteve qualquer sucesso. Nesta época, Peter Behrens tocava bateria em uma banda de rock psicodélico chamada "Silberbart", lançando um disco em 1971. Peter também havia trabalhado como palhaço de circo.

Stephan e Kralle, vendo seus sonhos de sucesso interrompidos, decidiram voltar a estudar e posteriormente tornaram-se professores na Universidade de Oldenburg. Kralle ainda tocava em uma banda chamada "The Emsland Hillbillies", assim, juntamente com o baixista da banda (Horst Bösing) e um baterista desconhecido, junto de Stephan fundaram a banda "Wind". A banda decidiu morar junta em uma casa alugada em Großenkneten (distrito de Oldenburg, Alemanha) onde gravaram um demo, mas não chegaram a realizar qualquer show. Horst Bösing deixou o grupo em 1979.

Em 1980, eles procuraram um novo baterista através de anúncios em jornais. Reza a lenda que antes de cada candidato ser autorizado a fazer seu teste na bateria, ele tinha de beber um Bommerlunder (famosa bebida alcoólica alemã) com Stephan e Kralle. Quando Peter Behrens apareceu, não teve qualquer dificuldade no "teste" antes do teste, e aliado ao seu bom humor e conhecimento do instrumento, eles acabaram se tornando bons amigos. Peter conseguiu sua vaga. Após diversos experimentos, eles decidiram por não ter um baixista em sua banda e nomearam-se Trio.

Depois de um longo período de ensaios, realizaram seu primeiro show no tradicional "Gasthaus Kempermann", onde mais tarde eles filmariam o famoso vídeo de "Da da da". Em fevereiro de 1981 eles lançaram um EP de 10" com as músicas "Lady-O-Lady", "Sunday You Need Love" e "Broken Hearts For You And Me".

Em 1981, alguém chamado Klaus O. W. Voormann regressa dos EUA de volta à velha pátria, Alemanha. Voormann era amigo íntimo dos Beatles. Ele tinha convivido com o grupo por um longo período, antes de sua descoberta no início dos anos 60. Após a trágica morte de John Lennon em outubro de 1980, para quem ele tocava contrabaixo, decidiu voltar às suas raízes e lhe foi oferecido emprego como produtor e caçador de talentos da Phonogram, principal gravadora alemã. Eventualmente ele ouviu o Trio e decidiu produzí-los. Em outubro de 1981 o primeiro álbum foi lançado, simplesmente intitulado "Trio" tendo sido foi gravado rusticamente em um velho equipamento de 16 trilhas. Na capa do álbum, curiosamente foi estampado em letrais garrafais o endereço privado da banda e seu número de telefone (+49 4435/2300). Para promover o álbum, na parte da tarde eles organizavam pequenos shows em lojas de discos e à noite, eles visitavam os clubes. Este álbum hoje é considerado um dos mais importantes de todos os tempos na Alemanha. Apesar de tudo, o disco não vendeu muito bem.

Durante esta turnê de apresentações, a música "Da da da", foi escrita. É dito que Stephan estava estudando a música "Popcorn", clássico do final dos anos 60, e dali surgiu a inspiração para o característico riff de "Da da da". A canção foi gravada junto com Dieter Meyer do grupo "Yello" em um estúdio perto de Zurique. A produção contou ainda com a participação de Anete Humpe, vocalista da banda berlinense "Ideal" (e posteriormente "Humpe Humpe") e também do baterista do "Ideal" que ajudou nas percussões. Desta forma nasceu "Da da da ich lieb dich nicht du liebst mich nicht aha aha aha" ("Da da da eu não te amo e você não me ama Aha Aha Aha"), um dos maiores sucessos da Neue Deutsche Welle. Ela foi incluída numa terceira edição do primeiro disco da banda, além de ter sido lançada em 7” e 12”, versão em inglês e lançada em 30 países. Chegou a número 2 nas paradas alemãs e número 7 no Reino Unido. Na Europa, 3 milhões de cópias foram vendidas.

Da Da Da Ich Lieb Dich Nicht Du Liebst Mich Nicht Aha Aha Aha

Trio foi crescendo cada vez mais na Alemanha, em parte devido às suas bizarras e regulares aparições no programa "ZDF Hitparade", apresentado por Dieter-Thomas Heck. Neste show em que os artistas da Deutsche Welle Neue já haviam deixado de lado, certamente atraiu muita atenção o fato de Peter Behrens comer maçãs ao invés de tocar bateria, ou, por exemplo, os trajes e óculos de mau gosto de Stephan (além de seu olhar de insano). A cada nova apresentação uma surpresa era preparada. Assim, uma enorme agenda de shows estava preparada. Eles tocaram em outros países europeus e se apresentaram no famoso programa "Top Of The Pops" do Reino Unido.

A banda nunca quis ser rotulada de Neue Deutsche Welle e criou outra descrição para sua música: "Neue Deutsche Fröhlichkeit" ("Nova Felicidade Alemã"). A maioria das pessoas pensava que Trio era uma banda de comédia. Mas estavam errados. Ainda que eles fossem engraçados, eles não queriam ser. O objetivo do grupo era apenas mostrar os componentes simples da música popular. Eles romperam com as máscaras de produção, reduzindo todos os estilos de música a uma base mínima. Não utilizavam sofisticadas técnicas de gravação, não havia reverberação, efeitos, melodias complicadas. Trio roubara toda a ilusão da música.

Veja a descrição do segundo disco de Trio, "Bye Bye", segundo uma análise de um músico profissional:

"O álbum possui músicas com compasso quaternário e andamento médio de 90 bpm. Os instrumentos de corda estão afinados meio tom abaixo da afinação padrão. O ritmo é pouco denso, sendo elevado devido à eventuais pausas, mantendo a figura da colcheia como a mais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura baixa e extensão pouco elevada,mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, em sua maioria, por power chords, existindo eventuais acordes como a inclusão da terça. Destaque para a participação de Klaus Voormann tocando baixo (...) tonalidade de Fm (Fá menor) e forma A-B-A'-B-A''-B-A'-B-A'''. O ritmo é pouco denso, sendo elevado, principalmente, devido à pausa entre B e A, mantendo a figura da colcheia como amais frequente. A melodia caminha, geralmente, por graus conjuntos, possuindo altura baixa e extensão pouco elevada, mantendo as notas da tríade da tonalidade como referência. A harmonia é executada, quase toda, em power chords, existindo em B acordes com a inclusão da terça, além de constante riff em A que ajuda a caracterizar a harmonia em questão, sendo em A: I-IV-VII-I, e em B: I-III-VII-I-III-VII-I-III-VI-VII."

Em outubro de 1982, o segundo single "Anna - Lassmichrein Lassmichraus" foi lançado. Ele alcançou o número 3 nas paradas alemãs e foi lançado internacionalmente numa versão em inglês ("Anna - Letmein Letmeout"). Ao mesmo tempo eles lançam um álbum gravado ao vivo (disponível apenas em cassete até 1992, onde foi finalmente lançado em CD), chamado "Trio live im Frühjahr '82". Além de interpretarem versões ao vivo de músicas de seu primeiro disco, eles apresentaram uma série de histórias estranhas entre as faixas, como por exemplo, a apresentação de sua boneca inflável chamada "Carmen" e a explicação ao público que um colchão d’água funciona muito melhor do que uma boneca inflável...

Depois de terem publicado o seu endereço privado no primeiro álbum, eles decidiram então repetir a idéia, desta vez com o número de sua conta bancária: isso lhes rendeu cerca de 100 marcos, que prontamente doaram ao Greenpeace.

Em junho de 1982 eles apresentaram seu último show na Alemanha, mas continuaram a tocar em programas de TV. Em dezembro de 1982 eles se apresentaram em transmissão ao vivo em um grande programa da TV alemã. Tocaram uma versão de “Da da da" combinada com a folclórica "Dance Little Bird", além de sua mais nova música, "Tooralooralooraloo", apoiado por uma orquestra e coro feminino.

No final de 1982, Trio alugou uma casa na Suíça, iniciando os preparativos para o próximo disco. O primeiro resultado foi apresentado em maio de 1983: "Bum Bum". Para promover este compacto um custoso videoclip foi filmado na Espanha, apresentando Domenica, a prostituta mais popular de Hamburgo. Seus dotes podem ser vistos na capa do compacto - as palavras "Bum Bum", escrito com batom nos seus seios. "Bum Bum" foi lançado alternativamente em inglês ("Boom Boom"), num remix especial para o mercado americano.

O disco "Bye Bye" foi lançado no outono de 1983. A capa continha oito campos em branco, reservados para anúncios comerciais. Cada edição do álbum (foram seis) recebeu diferentes anúncios. Nas primeiras edições nem "Bum Bum", tampouco "Anna" foram incluídas. Posteriormente sofreram regravações para finalmente entrar no disco. "Bye Bye" foi lançado em várias formas em todo o mundo. Em algumas prensagens, o hit "Da da da" foi incluído novamente. Na Alemanha, a ordem da execução das faixas mudou a cada nova edição. Nos Estados Unidos e Canadá foi lançado com o título "Trio and Error" e no Brasil foi utilizada a mesma master americana, mas com o título original de "Bye Bye".

Seu produtor Klaus Voormann, então apresentou Trio à sua velha amiga Yoko Ono. Na edição alemã do álbum foi incluída uma versão cover de "Wake Up" do repertório de Ono. Esta versão de Trio foi escolhida para compôr uma coletânea americana que continha apenas composições dela interpretada por outros artistas.

Com o seu segundo álbum, Trio começou a se afastar de seu conceito minimalista. Apenas poucas canções soaram semelhante ao primeiro álbum. A maioria das suas músicas tiveram arranjos mais incrementados, mesmo para o padrão de Trio. Três singles foram lançados: "Herz ist Trumpf", "Turaluraluralu" e "Tutti Frutti", também com versões em inglês: "Hearts Are Trump", "Tooralooralooraloo" e "Tutti Frutti". O último single não foi bem sucedido nas vendas.

No inverno de 1983, Trio apresentou uma pequena turnê nos EUA e Canadá. Yoko Ono foi vista na platéia, quando eles performaram no "Madison Square Garden". O concerto foi avaliado pelo New York Times como "Excelente!".

Em 1984, Stephan e Peter resolveram deixar sua casa em Großenkenten - provavelmente cansados dos intermináveis ciclos de ônibus lotados de visitantes. Peter foi para Baden-Baden e Stephan para perto de Munique. Assim seguiram-se férias seguidas de algumas atividades solo. Kralle se juntou a uma banda com Marius Müller Westernhagen; Stephan lançou um compacto entitulado "Feuerwerk" (também lançado em inglês e espanhol), que ele realizou com uma menina de nove anos de idade chamada "Nina" (Angela Smecca). Peter tentou carreira de ator no filme "André schafft sie alle". Depois foi acusado de dirigir sob influência de álcool e foi preso por quatro meses.

No final de 1984 eles se encontraram novamente. Desta vez a idéia de um filme surgiu e em 1985 era lançado um longa-metragem dirigido por Dominik Graf e produzido por Bernd Eichinger, com orçamento de cinco milhões de marcos. O filme foi intitulado "Drei gegen Drei" ("três contra três") e estreou em setembro de 1985. Trio realizou a trilha sonora, que contém a música-título "Drei gegen Drei", "Wahnsinn" e "Angel My Sweet".

Mas o filme foi um fracasso gigantesco.

Ao mesmo tempo Trio lançou seu último álbum de estúdio, "What’s The Password" ("Qual é a senha"), contendo as três músicas do filme e algumas outras. O som deste disco foi o mais longe possível do outrora conceito minimalista. Embora a capa do disco apresentasse os três integrantes abraçados, Peter Behrens não estava envolvido na produção. Ele foi substituído por Curt Cress, um famoso baterista alemão. O álbum também contou com as irmãs Inga e Anete Humpe. Três compactos foram lançados ("Drei gegen Drei", "Ready For You" e "My Sweet Angel"). Nenhum deles chegou às paradas, tampouco o álbum.

Após este fracasso, Trio se separou em 1985. Stephan Remmler disse mais tarde que o conceito minimalista havia sido empurrado "para a morte" (até o limite). As possibilidades de tocar uma música apenas com guitarra e bateria eram muito limitadas. No entanto, a banda não queria se separar para sempre. Eles planejaram se encontrar novamente depois de alguns meses, mas nunca o fizeram.

Stephan Remmler encontrou um novo lar na Suíça para trabalhar em sua carreira solo. Após a separação ele teve grande sucesso comercial na Alemanha com seus hits "Keine Stern in Athen" (lançado também em inglês) e "Alles hat ein Ende nur die Wurst hat zwei", com ambos lançamentos entrando nas paradas de sucesso de vários países. Ele ainda lançou alguns discos até deixar o negócio da música, em 1996. Em 2003 ele produziu algumas canções para seus três filhos: Cecil, Jonni e Lauro. Seu primeiro single "Everybody Cha Cha" alcançou a posição número 28 nas paradas. Cecil, Jonni e Lauro relançaram também uma nova versão de "Da da da".

Kralle continuou a tocar guitarra para vários artistas. Em 1989 ele foi o último membro do Trio a deixar Großenkneten e atualmente vive em Berlin, passando bastante tempo na Espanha. Em 1993 ele lançou um excelente álbum solo, apoiado por Stephan Remmler em alguns concertos de divulgação. Ele conseguiu também um outro grande feito: entrar para o livro Guiness dos recordes por ter a viagem mais longa montado em um cavalo!

Peter Behrens lançou um punhado de compactos sem sucesso. Um deles trazia a versão alemã de "Tom's Diner" de Suzanne Vega, intitulado "Dep De Dö Dep", que segundo dizem, Vega elogiou tremendamente. Peter disse mais tarde que gastou todo o dinheiro que ganhou com o Trio em álcool, drogas e prostitutas. Em 1995 ele voltou a trabalhar como palhaço em um circo. Mais tarde, trabalhou como voluntário, cuidando de vítimas da Aids em Wilhelmshaven. Até 2003 ele tocou bateria em uma banda desconhecida chamada "Alec, Mike & Peter". Peter Behrens vive hoje em Wilhelmshaven, em um pequeno apartamento acima de um pub.

Nos anos seguintes foram lançados algumas coletâneas da banda, bem como DVDs e várias versões covers de suas músicas - algumas chegaram a entrar em paradas de sucesso. Mas nada se comparou ao comercial da Volkswagen, em 1997 que foi lançado nos EUA apresentando "Da da da". O interesse sobre Trio reascendeu e houve rumores de uma volta. É dito que duas músicas foram gravadas, mas como a gravadora queria que o novo material soasse ao estilo de "Da da da", ao qual a banda não concordou, o projeto foi então cancelado.


Bum Bum

Turaluraluralu - Ich mach BuBu was machst du

Herz ist Trumpf

Discografia do Trio

LP/CD

10" Demo LP (1981)
Trio LP (1981)
Bye Bye LP (1983)
Trio live im Frühjahr 82 (1982)
Bye Bye / Trio And Error LP (1983)
Whats The Password LP (1985)
Fünf Jahre zuviel CD (1986)
Da da da CD (1997)
Triologie CD (2000)
Trio Deluxe Edition CD (2003)

Compacto/12"

Halt mich fest ich werd verrückt (1981)
Da da da ich lieb dich nicht du liebst mich nicht aha aha aha (1982)
Da da da I Don't Love You You Don't Love Me Aha Aha Aha (1982)
Anna - Lassmichrein lassmichraus (1982)
Anna - Letmein Letmeout (1982)
Bum Bum (1983)
Boom Boom (1983)
Herz ist Trumpf (1983)
Hearts Are Trump (1983)
Turaluraluralu - Ich mach BuBu was machst du (1983)
Tooralooralooraloo - Is It Old & Is It New (1983)
Tutti Frutti (1984)
Tutti Frutti (English Version) (1984)
Drei gegen Drei (1985)
Ready For You (1985)
My Sweet Angel (1986)

Stephan Remmler Official Website
Gert Krawinkel Website

Texto extraído do Fansite Stephan Remmler

1 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post...cultura musical de alto gabarito. Trio forever!!!

Postar um comentário