SOBRE A NDW-ONLINE!





O Blog

NDW-Online (leia-se "ên-di-vi", pronúncia alemã para NDW) é um blog criado com o objetivo de preservar e divulgar o gênero musical chamado Neue Deutsche Welle (em português "Nova Onda Alemã") do início dos anos 80, conhecido popularmente no Brasil como "New Wave Alemão" cujos fãs encontram-se carentes devido ao que é tocado atualmente nas rádios. Nas postagens do blog destacarei informações sobre o que alguns de nossos artistas NDW favoritos estão fazendo hoje, incluindo novos projetos, entrevistas, links e muito mais. O blog também apresenta um podcast que é gravado de tempos em tempos. Fique ligado!

Portanto, se você gosta da música de: Nena, Combo Colossale, D.A.F., Extrabreit, Frl. Menke, Geier Sturzflug, Hubert Kah, Ina Deter, Joachim Witt, Markus, Nickerbocker, Niko, Peter Schilling, Relax, Rheingold, Spider Murphy Gang ou Trio, só para mencionar alguns, você está no lugar certo!

Como um blog dedicado aos anos 80, não poderia deixar de fora alguns clássicos que foram relevantes para a época e que não são propriamente NDW. Por isso, reservei nas postagens um pequeno espaço dedicado à este material, do qual considero parte imprescindível do repertório de qualquer fã de New Wave Alemão.

Não tenho pretenção deste trabalho ser a epítome dos websites NDW. Ele é o que é, apenas um blog para divulgar uma paixão. Existem websites dedicados somente à pesquisa histórica e seus links estão disponibilizados neste blog.


Instruções

O blog é dividido em cinco seções: 1-Blog, 2-Sobre, 3-Podcasts, 4-História e 5-Galeria. A seção Blog, que é a que abre quando você acessa o nosso endereço na internet, trata das postagens com as últimas notícias, bem como sobre temas específicos. Já Sobre é esta que você está lendo, que nada mais é do que a apresentação dos objetivos deste projeto. Acessando Podcasts, você encontra um arquivo com todos os programas que foram ao ar. Em História, você acompanha toda a cronologia do NDW. Finalmente, a seção Galeria, por sua vez é dividida em quatro subseções: Áudio (samples musicais de 30 segundos), Vídeo (videoclipes e apresentações), Foto (imagens dos artistas) e Texto (letras das músicas).

A maioria das postagens deste blog inicia com um pequeno resumo. Para acessar a postagem completa é necessário clicar no link "Clique aqui para ler o post completo »" (veja a foto 1). Todos os arquivos de áudio disponibilizados no blog são reproduzidos através de um player de mp3 da empresa DivShare. Assim, para ouvir o sample de áudio ou o podcast, basta você clicar no triângulo que simula a tecla "play" dos aparelhos de áudio e vídeo tradicionais (veja a foto 2).


Foto 1 | Foto 2

É altamente recomendável que antes de prosseguir, você acesse o link Aviso Legal - Política de Privacidade e conheça nossas políticas.

HISTÓRICO

Algumas pessoas me conhecem na internet através de um website que produzi em 1998 dedicado ao cantor e produtor alemão Fancy (Ric Tess). Este trabalho continua até hoje: Welcome to Fancy está há 14 anos no ar. Outras me conhecem em razão de meu trabalho sindical, que vez por outra registro no meu blog pessoal. Também tenho um site que fiz para o legendário cantor Grant Miller, além de outros trabalhos.

Nasci em 1973 entre um casal de irmãos mais velhos, um antenado nos anos 60 e outra nos anos 70, sem contar meu pai (anos 40) e minha mãe (anos 50). Fui altamente influenciado por todos eles e lembro perfeitamente de suas discotecas (e "fitotecas"). Essa aproximação me levou a aprender a tocar violão. Meu encontro com o NDW se deu provavelmente em 1983, ano em que nas rádios tudo parecia perfeito demais, as músicas de novela, os cantores pop internacionais, etc. Até chegar o NDW. Quando ouvi DAF pela primeira vez foi como se alienígenas iniciassem uma invasão na terra; a estes seguiu-se Extrabreit, Ina Deter e tantos outros que tomaram a mim e meus amigos de assalto, como um tsunami...

Tudo culpa de um homem chamado Valdir Waldemar Polzin, que foi proprietário da loja da vida de uma geração, a saudosa Music Shop de Joinville-SC. Ele viajava frequentemente para Alemanha e trazia o que quer que fosse novidade por lá. Até NDW. Valdir faleceu em 1993, nos deixando todos órfãos e nunca mais nada diferente aconteceu por aqui. Ele foi o primeiro e único.

Depois me aventurei em tentar formar uma banda de rock, redescobri Ennio Morricone, Beethoven e Chico Buarque (e continuo redescobrindo) e me deparei com o tal de Italo Disco - mas isso já é uma outra história.

Comecei a comprar discos em 1987, o problema foi que sempre gostei de uma série de outras coisas (games, livros, dvds, artes marciais, etc...). Então decidi me aposentar da coleção quando cheguei ao disco n° 1282, por incrível coincidência a mesma quantidade de gols do Pelé, embora eu não curta muito futebol que não o do PSP ou PS3 (mas sempre adoro saber que o Flamengo, JEC, Seleção Brasileira ou Santander Joinville tenham vencido). Muito raramente aparece algum disco eletrizante - mas quando aparece, a coleção aumenta um número.

Reconhecimento

Mesmo com o blog NDW em sua infância, ele já tem reconhecimento de adulto: tenho recebido e-mails e material de uma série de artistas da época, além de ter feito grande amizade com os mesmos. Para minha alegria, o blog tem sido mencionado nos sites pessoais das maiores estrelas e comunidades internacionais da NDW.

Contato

Se você quiser entrar em contato com a NDW-Online envie um email para waldemarluz@gmail.com.


Compilando material para o blog

NDW-Online / New Wave Alemão
Copyright © 2012-2022 por Waldemar Luz
Todos os direitos reservados