RELANÇAMENTO DO PRIMEIRO ÁLBUM DE DAF

No mesmo dia em que gravávamos o nosso mais recente podcast (#11, de 11/05/12), era relançado na Alemanha o antológico primeiro álbum do duo DAF, entitulado "Produkt der Deutsch-Amerikanischen Freundschaft" (1979), pelo selo Bureau B.

Se não bastasse a completa remasterização, o álbum está sendo disponibilizado também em vinil 180g.

Vamos conhecer a história deste lançamento?

Produkt der Deutsch-Amerikanischen Freundschaft

Os verdadeiros experts em DAF, é claro, estão cientes da fase inicial da dupla de Düsseldorf-Wuppertal. Mas a maioria dos seus fãs pode muito bem ser pega de surpresa quando ouvir seu álbum de estréia: o baixo sintetizado, o rítmo alucinante, as letras polêmicas e os vocais de Gabi Delgado estão completamente ausentes. Em seu lugar, um puro ruidoso rock instrumental interpretado por uns tipos de cabelo comprido e bigode! A banda não podia ter sofrido uma metamorfose mais extrema!

Gabi Delgado entrou para a banda (até então constituída por Robert Görl, Kurt Dahlke "Pyrolator", Wolfgang Spelmans e Michael Kemner), antes da banda descartar o nome de "You" e se batizar Deutsch-Amerikanische Freundschaft (DAF). E ele também estava a bordo para as primeiras sessões de gravação no Studio 56, em Mühlheim. Decepcionados com os resultados ("muito perto de Schlager", foi o pensamento da banda) e "menos feliz" com os vocais e letras de Delgado (como Pyrolator, responsável pela parafernália eletrônica, observou), o grupo dispensou os serviços de Delgado. No entanto, a vontade criadora foi irredutível: "Nós realmente queríamos fazer um disco. Todas as bandas de Düsseldorf, como por exemplo Male ou Mittagspause, já tinham o seu disco lançado, exceto nós. E como o cantor agora se foi, um álbum instrumental era a nossa única opção".

E assim foi gravado este disco radical: com um gravador e dois microfones instalados na casa de Wolfgang Spelmans e dez dias de improvisação sem limites. "Produkt der Deutsch-Amerikanischen Freundschaft" incluiu 22 faixas sem título, que foram de 19 segundos a três minutos de duração. Considerando o fato de que outras proeminentes bandas de rock como Chrome, Flipper, ou até mesmo Sonic Youth gravaram músicas em estilo semelhante, só que em datas muito posteriores, este "Produkt der Deutsch-Amerikanischen Freundschaft" certamente deve ser reconhecido como um trabalho pioneiro.

Estava o mundo no final dos anos 70 preparado para tais sons brutais e niilistas? O mundo das gravadoras, pelo menos, não. Como não foi possível encontrar nenhuma gravadora disposta a financiar seu disco, o DAF mostrou-se não apenas os pioneiros do ruído, mas também os pioneiros do "faça você mesmo". Com um empréstimo do banco local, onde Pyrolator colocou seu carro como garantia para o crédito no valor de 3.000 marcos, a gravação do disco foi acertada. Um passo lógico, uma vez que ele já estava fundando um selo chamado Warning Records (que mais tarde se tornaria Ata Tak). "Produkt der Deutsch-Amerikanischen Freundschaft" foi o primeiro LP na gravadora e teve o número de catálogo WR 01/LP/1979.

As vendas foram tão boas que Pyrolator foi capaz de pagar seu empréstimo rapidamente.

Posteriormente, Gabi Delgado voltaria a reunir-se com Robert Görl, transformando o DAF na dupla que estremeceria a Europa, mas aí já é uma outra história...







Discografia:

1979 Ein Produkt der Deutsch-Amerikanischen Freundschaft
1980 Die Kleinen und die Bösen
1981 Alles ist gut
1981 Gold und Liebe
1982 Für immer
1986 1st Step To Heaven
2003 15 neue DAF-Lieder


Der Räuber und der Prinz (do álbum "Alles ist gut")

Bureau B
www.bureau-b.com/releases

0 comentários:

Postar um comentário