HISTÓRIA DA NEUE DEUTSCHE WELLE


Punk e New Wave

Neue Deutsche Welle, cuja abreviação é NDW, significa "Nova Onda Alemã". O termo "Neue Deutsche Welle" foi cunhado pelo jornalista Alfred Hilsberg, cujo artigo sobre o movimento intitulado "Neue Deutsche Welle - Aus Grauer Städte Mauern" ("Nova Onda Alemã - dos Muros Cinzentos das Cidades") foi publicado na revista alemã Sounds, em 1979. No Brasil ficou conhecido popularmente como New Wave Alemão.

Trata-se de um gênero musical alemão que teve suas origens no Punk Rock e na New Wave Music. O Punk Rock se desenvolveu entre 1974 e final dos anos 70 principalmente nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. Enraizado no rock de garagem, várias bandas de punk foram formadas muito rapidamente, cujas características eram tipicamente as músicas curtas de instrumentação despojada, muitas vezes com temas políticos e crítica feroz à sociedade e aos costumes da época.

Também na Alemanha, a trilha sonora da virada da década 70 para a 80 não seria a mesma sem o punk. Muito mais que apenas um gênero musical, era um verdadeiro estilo de vida, que previa uma postura crítica – nem sempre construtiva, mas necessariamente rebelde – perante a sociedade.

Com faixas simples e curtas, porém engajadas, salientando antes os aspectos satíricos do que os destrutivos do punk, não demorou até que várias bandas como Nina Hagen Band, Die Toten Hosen ou Die Ärtzte conquistassem primeiro a esquerda alternativa e depois o grande público.

Dias de New Wave

Mas tudo passa e com o punk não foi diferente. Aos poucos, sua energia foi se esgotando e sua revitalização, tanto musical quanto estilística, encontrou resposta no New Wave, quando penteados ousados, cores vibrantes, muita maquiagem e visual andrógino voltaram à ordem do dia.

Pouco a pouco, o universo pop passou a ser fortemente marcado pela influência da música eletrônica, fato que acabou se tornando um dos grandes marcos da década. Usando e abusando de teclados e sintetizadores analógicos, artistas ingleses como Depeche Mode, Gary Numan, The Human League e Visage, que muito apostavam no próprio estilo levaram à proliferação de um pop eletrônico melodioso que se estabeleceu como synthpop (ou electropop) e que encontrou na Alemanha solo fértil para prosperar.

A Nova Onda Alemã

A redescoberta do alemão na música pop foi levada adiante por artistas que acabaram sendo reunidos pela crítica sob o rótulo da Neue Deutsche Welle. Antes deles, pop em alemão era praticamente tabu, sendo que os artistas corriam risco de ser rebaixados ao então por eles considerado "baixo escalão" do Schlager e da Volksmusik. Com a NDW, o pop em alemão proliferou por toda a parte, fazendo sucesso inclusive nos Estados Unidos.

Assim, podemos dividir a NDW em dois capítulos principais: o primeiro capítulo, Undergound, vai desde os seus primórdios até 1981, onde atuou principalmente como um movimento subterrâneo, que rapidamente evoluiu para um estilo original e distinto. Influenciado em grande parte, pelo som e rítmo característicos da língua alemã, é representado por bandas como o duo DAF (Deutsch Amerikanische Freundschaft), que surpreendeu o país em 1981 com o polêmico hit "Der Mussolini" e mais tarde serviria de influência à EBM (Electronic Body Music), Malaria! e Der Plan.

Com o passar do tempo, o fenômeno acabou sendo descoberto pela mídia e por grandes gravadoras, que investiram em bandas comercializáveis sob este rótulo. Assim começa o segundo capítulo, Pop. Uma das canções que mais contribuíram para o estouro da NDW foi "99 Luftballons" (1983), da cantora Nena, que permaneceu 23 semanas no topo da parada alemã e emplacou ainda em outros países europeus.

Nena, que seguiu emplacando hits como "Leuchtturm" e "Irgendwie, Irgendwo, Irgendwann", é considerada ainda hoje a cara da Neue Deutsche Welle. Mas o movimento contou com inúmeros outros sucessos, entre eles "Da Da Da ich lieb dich nicht du liebst mich nicht aha aha aha" (1982), da banda Trio; "Major Tom (Völlig Losgelöst)", de Peter Schilling (1983), e "Blaue Augen" (1980), da banda berlinense Ideal.

O austríaco Falco também conquistou uma legião internacional de fãs com inúmeros hits, entre os quais "Der Kommissar" e posteriormente "Rock Me Amadeus", permanecendo uma celebridade até sua morte num acidente de carro na República Dominicana em 1998. Altamente extravagante, Falco cantava em alemão e apostava na força rítmica do idioma, sendo considerado por alguns um precursor do hip-hop em alemão.

Vários artistas já consagrados em outros gêneros gravaram em estilo NDW (Udo Jürgens, Michael Cretu) e muitos outros mudaram de estilo com o passar do tempo (Hubert Kah, por exemplo). Aos poucos, se diluíram os critérios para definir quem pertencia ou não àquele que havia se tornado um dos movimentos culturais mais bem-sucedidos da música pop alemã do pós-guerra. Praticamente todos que cantassem em alemão eram de um modo ou de outro identificados com a NDW.

Assim, esta época criou também espaço para excentricidades estilísticas acompanhadas de pouca qualidade musical. Por volta de 1984/1985, a era da Deutsche Welle Neue chegou ao fim, após a supersaturação do mercado devido ao lançamento contínuo de músicas estereotipadas e descaradamente copiadas das que iniciaram o movimento.

Revival

De tempos em tempos ocorre na Alemanha um "revival" do movimento NDW. Nos anos 2000 foi criado um musical e o cantor Markus frequentemente organiza grandes espetáculos com seus companheiros de estrada Hubert Kemmler (Hubert Kah), Peter Hubert (UKW), Franziska Menke (Frl. Menke) e outros, acompanhados de "big band", cover de vários artistas da NDW, telão e dançarinos.

Principais artistas da fase Underground (por ordem alfabética):

1. Futurologischer Congress, Abwärts, Andreas Dorau, DAF, Fehlfarben, Foyer des Arts, Grauzone, Kosmonautentraum, Malaria!, Palais Schaumburg, Der Plan, Pyrolator, Stahlnetz, Sprung Aus Den Wolken e The Wirtschaftswunder.

Principais artistas da fase Pop (por ordem alfabética):

Combo Colossale, DÖF, Extrabreit, Falco, Felix De Luxe, Frl. Menke, Nickerbocker, Ideal, Ixi, Geier Sturzflug, Hubert Kah, Jawoll, Joachim Witt, Kiz, Markus, Nena, Nichts, Paso Doble, Peter Schilling, Spider Murphy Gang, Spliff, Steinwolke, Trio, UKW e United Balls.

Brasil

No Brasil não poderia ser diferente. A NDW teve um sucesso estrondoso em nossas terras, especialmente nas regiões de colonização alemã, como no sul do Brasil.  Na música, a NDW influenciou várias bandas nacionais que lançaram músicas num estilo muito próximo (Eletrodomésticos, Neuzinha Brizola, Azul 29, e muitos outros).

Vários discos foram lançados aqui, como "Error In The System" e "Things to Come", versões em inglês dos dois primeiros LPs de Peter Schilling, o excelente "Einzelhaft", primeiro LP de Falco (além do lendário "Falco 3" e "Emotional"), discos de Rheingold, Nena, Spider Murphy GangTrio, praticamente toda a coleção de Kraftwerk e a inacreditável coletânea German Rock de 1983 (que incluía Dreizack, Monopol, Grauzone, entre outros), disputada a tapa pelos colecionadores europeus.

Conclusão

A breve história que narramos aqui é somente a ponta do iceberg. Existem centenas de bandas NDW com histórias incríveis e milhares de músicas. Destacamos quatro sites principais para você pesquisar mais profundamente o assunto (mas tem de saber alemão): NDW Wiki, Ich Will Spaß, Back AgainVerschwende Deine Jugend. Lhe prometemos que após seu mergulho nessas águas profundas (especialmente o Underground, lançado na sua maioria em fitas cassete na Alemanha, raríssimas), você vai ter outra visão do NDW do que a comumente utilizada - espantar visitas de sua casa ;-)

Enigma

Agora que você já sabe tudo sobre New Wave Alemão, preparei um desafio para você.

Na produção deste blog, especificamente no desenho da página inicial, inseri 20 referências à NDW:

Há referências importantes sobre 16 bandas, 2 discos famosos, 1 gravadora e 1 personalidade relevante no início do movimento. Será que você consegue encontrá-las?

Para dar um início, destaco a mais fácil, a guitarrinha branca, à direita, que inclui os 5 primeiros artistas presentes na lista abaixo. Se for pouco, segue mais uma canja: lá embaixo, quase no final página, você encontrará o copo promocional do cantor Markus.

Assim, temos (os nomes estão encobertos pelos X):

Artistas

01-UKW
02-NENA
03-RHEINGOLD
04-FRL. MENKE
05-MALSY
06-MARKUS
07-XIXXEXXOXXEX
08-XXXO
09-XPXIXX
10-XDXXL
11-XXX XEXEX XXNX
12-XIXX
13-X.X.X.
14-XEXEX XXXXZXXXG
15-EXXXAXXEIX
16-XRXXXXCX

Gravadora

17-XXA XAX

Discos

18-XXXMXX XXXX
19-XXXSXXXXNXXXXEX

Personalidade

20-XXXXEX XXLXXXRX

Será que você consegue identificá-las? Se encontrar todas as 20 referências, mande um e-mail!

Fontes de pesquisa: ndw wiki, dw.de