"GIB GAS - ICH WILL SPAß!", O FILME "NEUE DEUTSCHE WELLE"

Comédia e romance NDW

Assim como "Os Embalos de Sábado à Noite" (Saturday Night Fever, 1977) está para a chamada Era Disco, "Gib gas - ich will Spaß!" ("Dê um gás - eu quero diversão!") provavelmente está para o New Wave Alemão.

Em 1983, o diretor Wolfgang Büld, autor de documentários sobre Punk e Reggae, percebendo que o movimento NDW se tornava cada vez mais popular, decidiu produzir um filme para o público adolescente estrelando nada mais nada menos do que Markus e Nena. Markus era o superstar do momento, tendo emplacado nas paradas os sucessos "Ich will Spaß" (24 semanas em 1° lugar), "Schön sind wir sowieso" e "Kleine Taschenlampe brenn’", e Nena estava apenas começando sua carreira.

Disse Büld: "A redescoberta da música pop alemã, numa combinação de filme com música, era uma situação que estávamos esperando há muito tempo na Alemanha".

A história narra as aventuras de Tina (Nena), que está chateada da escola e entediada com sua vida, morando numa bucólica vila da Bavária. Ela pretende fugir junto com Tino, por quem é apaixonada, que vai deixar a vila por razões misteriosas. No entanto, o rapaz deixa-a sozinha e vai embora. Tina então convence seu colega Robby (Markus, que é secretamente apaixonado por ela) a partir numa viagem junto dela. Mas logo ele percebe que Tina está usando-o para tentar encontrar Tino. O tímido Robby se dá conta de que é apenas uma questão de tempo entre ele ganhar o coração da garota ou perdê-lo para sempre.

Filmado nos subúrbios de Munique e com locações em Veneza, Itália, o filme conta ainda com a participação da banda Extrabreit.

As músicas interpretadas no filme são:

Markus
"Ich will Spaß (Maxi Version)", "Schön sind wir sowieso", "Ich bin heut' böse", "Dampfer dampfen auf See"

Nena
"Nur geträumt", "Vollmond", "Ganz oben", "Leuchtturm", "Tanz auf dem Vulkan"

Markus e Nena
"Ich will Spaß (Single Version)"
"Kleine Taschenlampe brenn'"

Morgenrot
"Wenn du willst", "Feuerwehrmann"

Extrabreit
"Superhelden"

Foi lançado nos Estados Unidos com o nome de Hangin' Out.

No ano seguinte, Büld dirigiu "Der Formel Eins Film", promovendo o programa homônimo, estrelando ninguém menos que Falco.

Trailer do filme

Nota: existem outros filmes com participação direta de artistas NDW, como por exemplo "Der Fan" (1982) com Bodo Steiger do Rheingold, "Verschwende deine Jugend" (2003) apresentando músicas do DAF, "Drei Gegen Drei" (2005), de Dominik Graf com a banda Trio, a trilha de The Wirtschaftswunder para o filme "Tscherwonez" (1982) de Gabor Altorjay, o filme feito para a TV "Helden von heute" (1984) com Falco, os trabalhos de Der Plan, etc. Mas isto é assunto para outra postagem...

0 comentários:

Postar um comentário