FEVEREIRO: VIDA E MORTE DE FALCO

Ele incorporou como ninguém os anos 80.

Ficou conhecido pela sua mistura de rap, pop e rock. Vendeu milhares de discos, fazendo dele o artista mais bem sucedido da Áustria de todos os tempos.

Ninguém obteve tanto reconhecimento internacional cantando em alemão: liderou paradas de sucesso até nos EUA.

Um trágico fim encerrou precipitadamente sua brilhante carreira.

Já considerado uma lenda enquanto vivo, acabou se tornando um mito após sua morte, até hoje enigmática.

Lhes apresento Hans Hölzel, o Falco.

Johann Hölzel nasceu em 19 de fevereiro de 1957 num subúrbio de Viena. Aos dez anos seu pai, Alois Hölzel, deixou a família. Desde então ele foi criado pela mãe e avó e durante toda sua vida foi sempre muito próximo a elas. Ele deixou a escola em 1973, por faltar demais. No ano seguinte atendeu ao serviço militar austríaco por oito meses.


Embora o desejo de sua família fosse de que ele se tornasse advogado, Hans deixou sua casa paterna em busca da satisfação pessoal que apostava encontrar na palpitante cena musical européia, que vivia o estouro do punk no final da década de 70 e o surgimento dos primeiros experimentos em rap na virada para os anos 80.

Em 1977 entrou para o famoso Conservatório de Música de Viena e saiu depois de um semestre "para se lançar na vida pública", como ele mesmo gostava de contar. Após um ano tocando nas ruas de Berlim Ocidental, voltou a Viena e montou as bandas Spinning Wheel, Hallucination Company, tendo tocado também numa banda chamada Ganymed, até estourar com os Drahdiwaberl, um anárquico grupo que apostava na música como forma de crítica social. Sua primeira composição, "Ganz Wien (ist heute auf Kokain)" ou "Toda Viena (hoje cheira cocaína)", foi proibida de ser tocada nas rádios locais, mas outros sucessos os tornaram conhecidos para além das fronteiras austríacas. Por esta época ele criou seu nome artístico, um tributo ao esquiador alemão Falko Weißpflog.

Nascia assim Falco.

Der Kommissar

Em 1982, aos 25 anos, Falco ficou famoso da noite para o dia com "Der Kommissar", que também conquistou seu espaço nas rádios e nas pistas de dança brasileiras. Neste hit, ele ridicularizava os socialites de sua cidade natal.

Der Kommissar

A Neue Deutsche Welle catapultou o cantor vienense nas paradas. Seu primeiro single em carreira solo vendeu mais de 6,5 milhões de exemplares e foi a primeira música em alemão a entrar na parada de sucesso americana, garantindo o êxito do álbum de estréia Einzelhaft, que saiu no mesmo ano. Com uma variedade inigualável, Falco sempre esteve à frente de seu tempo. De gel nos cabelos e óculos escuros, vestindo ternos, perucas e figurinos extravagantes, ele é tido como pioneiro do hip hop e revolucionário do rock em alemão.

Rock Me Amadeus

Mas o segundo álbum, Junge Römer, não obteve a mesma receptividade entre os fãs (embora tenha ficado em primeiro lugar nas paradas da Áustria) então Falco decidiu trocar de produtor, passando a trabalhar com os irmãos holandeses Rob e Ferdie Bolland. Foram eles que compuseram o hit "Rock Me Amadeus", de 1985, com o qual Falco liderou a parada da Billboard por quatro inacreditáveis semanas, chegando também ao topo da parada inglesa e ocupando boas posições em vários países do mundo. Nunca uma canção gravada em alemão havia conseguido isto.

Rock Me Amadeus

Jeanny

O sucesso do álbum Falco 3 já estava garantido, mesmo assim seguiram outros hits, como "Vienna Calling" e "Jeanny" – boicotada pelas emissoras alemãs, que consideraram a faixa escandalosa por insinuar um crime sexual e se recusaram a executá-la. A canção de letra confusa trata, aparentemente, do estupro de uma menina escolar, o que gerou uma discussão violenta na opinião pública. "Jeanny" entrou na lista negra dos fiscais dos bons costumes e foi boicotada por numerosas emissoras de rádio.

Isto tudo não prejudicou as finanças do provocador – talvez tenha até colaborado. O single tornou-se o single mais vendido de 1985, com mais de 2,5 milhões de exemplares comercializados. Segundo a gravadora, fãs reagiram comprando até 50 mil singles por dia enquanto ele durou.


Drogas e outras decepções

Mas o álbum também marcou o fim de uma fase em sua carreira. A partir daí, seu sucesso sempre esteve à sombra de problemas pessoais. Enquanto brilhava nos Estados Unidos, o austríaco ganhava as manchetes em seu país por outras razões. A imprensa criticava o cantor de ter comportamento excêntrico e o acusava pelo consumo excessivo de álcool e drogas. E Falco também era sempre visto com novas mulheres. Separou-se em 1989 da mulher, com quem julgava ter tido a filha Katharina Bianca, a quem dedicara o quarto álbum, Emotional (1986). Em 1993, um teste de paternidade comprovou que Falco não era seu pai biológico.

In 1986, o album Emotional foi lançado, produzido por Rob and Ferdi Bolland novamente. A música "The Sound of Musik" alcança sucesso internacional, e nos Estados Unidos, embora chegando ao Top 20 das danceterias, não entra nas paradas. No ano seguinte ele viaja em tour pelo Japão e faz dueto com Brigitte Nielsen na música "Body Next to Body". Este compacto entra no Top 10 da Alemanha e países vizinhos.


Seu disco Wiener Blut é lançado em 1988, mas não chega a ter publicidade fora da Alemanha e Áustria. No ano seguinte lança Data de Groove. Em 1992 chega às lojas Nachtflug, seu último disco, que incluía "Titanic". Esta música foi bem nas vendas e atingiu as paradas alemãs, mas desde 1985, embora tenha atingido as paradas européias com vários hits, Falco não chegaria mais ao sucesso de outrora nos Estados Unidos e Inglaterra.

Em 1996, mudou-se para a República Dominicana, onde inaugurou um estúdio próprio para trabalhar no álbum que queria que fosse sua grande volta. Dizem que estava muito confiante e acreditava no sucesso. Porém, às 16h30 de 6 de fevereiro de 1998, o Mitsubishi Pajero do cantor foi atingido por um ônibus em alta velocidade, quando tentava entrar na pista da estrada que liga Susua a Puerto Plata, no norte da República Dominicana, onde estão localizados diversos complexos hoteleiros para turistas alemães.

Imediatamente surgiram várias especulações sobre as razões do acidente. Insinuou-se que a vítima estaria alcoolizada, drogada, ou teria até mesmo praticado suicídio. Exames preliminares mostraram que, no momento da morte, Falco tinha 1,5 miligrama de álcool por mililitro de sangue (na Alemanha, o tolerado ao volante é 0,5mg/ml), assim como indícios de cocaína ou maconha, mas isto foi depois descartado.

Falco foi enterrado no Zentralfriedhof (Cemitério Central) de Viena, Áustria.

Ele repetiu a trágica sina dos mega-popstars.


Discografia de Falco

Álbuns

1982 Einzelhaft
1984 Junge Roemer
1985 Falco 3
1986 Emotional
1988 Wiener Blut
1990 Data de Groove
1992 Nachtflug

Álbuns póstumos

1998 Out of the Dark (Into the Light)
1999 Verdammt wir leben noch
2009 The Spirit Never Dies

Coletâneas

1991 The Remix Hit Collection
1996 Greatest Hits
1997 Greatest Hits Vol. II
1998 Best Of
1998 The Hit-Singles
1999 The Final Curtain – The Ultimate Best Of 1
1999 Live Forever (live album)
2007 Hoch wie nie (Best Of)
2008 Falco Symphonic (Wiener Neustadt 1994)

Singles selecionados

1981 That Scene (Ganz Wien)
1981 Der Kommissar
1982 Maschine brennt
1982 Auf der Flucht
1984 Junge Roemer
1984 Nur mit Dir
1984 Kann es Liebe sein? (com Désirée)
1985 Rock Me Amadeus
1985 Vienna Calling
1985 Jeanny
1986 The Sound of Musik
1986 Coming Home (Jeanny Part 2)
1987 Emotional
1987 Body Next to Body (com Brigitte Nielsen)
1988 Wiener Blut
1988 Satellite to Satellite
1988 Garbo
1988 Do It Again
1990 Data de Groove
1990 Charisma Kommando
1991 Rock Me Amadeus" (Remix 1991)
1991 Der Kommissar" (Remix 1991)
1992 Titanic
1992 Dance Mephisto
1995 Mutter, der Mann mit dem Koks ist da
1996 Naked

Singles póstumos

1998 Out of the Dark
1998 Egoist
1998 Der Kommissar (Jason Nevins and Club 69 Remixes)
1999 Push! Push!
1999 Verdammt wir leben noch
2000 Europa

Haben Sie Wien schon bei Nacht geseh'n?

Der Kommissar

Website: www.falco.at

Fontes de pesquisa: falco.at, dw.de, ndw wiki

0 comentários:

Postar um comentário