NDW DA SUIÇA: GRAUZONE

Um dos maiores clássicos da NDW não é originário da Alemanha. Trata-se de "Eisbär" (urso polar) do grupo suiço Grauzone, que atuou entre 1981 e 1983, tendo produzido 10 concertos, 4 compactos e 1 disco. E, claro, colocado "Eisbär" na história da música.

Em 2010 a gravadora suiça mital-U lançou o fenomenal CD duplo GRAUZONE 1980-1982 REMASTERED, apresentando quase todo o catálogo do Grauzone remasterizado. Para promover o lançamento, eles criaram um moderno videoclip para "Eisbär" e remasterizaram o único vídeoclip da carreira do Grauzone: "Film 2".

Vamos assistir a estes vídeos?




Video: KALKATTAK / Shufflerror Telle

História do Grauzone

Na Suiça, no final de 1979, o baterista Marco Repetto e o baixista Christian Trüssel (conhecido como G.T.) deixam a banda punk Glueams, e junto do guitarrista e vocalista Martin Eicher (que havia colaborado com o Glueams no compacto “Mental”), procuram novos rumos em sua música. Seu objetivo é expandir seus conceitos musicais numa visão multimídia, utilizando de sintetizadores e sequenciadores, efeitos de iluminação e projeção de vídeos pré-filmados em Super-8.

Junta-se ao trio o guitarrista Stephan Eicher (irmão de Martin) e a saxofonista Claudine Chirac para temporariamente complementar a banda em seus concertos e em suas gravações. Assim, em março de 1980 eles fazem seu primeiro concerto com o nome Grauzone no clube Spex em Berna.

Logo, eles se tornam largamente conhecidos, especialmente pelas músicas “Eisbär” e “Raum”, que a banda gravara especialmente para o disco de coletânea “Swiss Wave – The Album” (1980). “Eisbär” complementa os modos e a atitude dos jovens daquela época e passa a ser um hino para esta juventude, sendo repetidamente tocada nas rádios da Áustria, Alemanha e Suíça.

A canção é lançada em compacto e chega às paradas, atingindo a 6° colocação na Áustria e 12° na Alemanha. Mas o grupo se recusa a ingressar no esteriótipo pop, com apresentações na mídia e tudo o mais e concentra-se em seu trabalho de estúdio. Na primavera de 1980 eles gravam “Moskau”, “Tanz” e “Ich lieb sie”. Entre julho e agosto de 1981, Martin, Stephan e Marco gravam seu primeiro e único disco.

No início de 1982, após a saída de Marco, Martin e Stephan iniciam os preparativos para a gravação do vídeo “Film 2”. Neste período, Ingrid Berney entra para o grupo para apoiar as apresentações ao vivo. Mas antes do final do ano o grupo se separa.

Christian Trüssel e Marco Repetto aliam-se então ao guitarrista Martin Pavlinec (ex-Glueams) e o baterista Dominique Uldry, primeiramente sob o nome MISSING LINK e depois  EIGERNORDWAND. Então Christian deixa o grupo e entra para o RED CATHOLIC ORTHODOX JEWISH CHORUS do artista perfomista Edy Marconi.

Marco também tocou por um tempo com este grupo, que depois veio a se chamar I SUONATORI. Stephan iniciou uma vitoriosa carreira solo e Martin lançou em 1988 o EP “Spellbound Lovers”. Marco iniciou em 1989 uma nova carreira musical na cena Techno e ambiente, trabalhando como DJ e músico, além de produzir remixes para outras bandas.


Formações do Grauzone

1980 - Martin Eicher (guitarra, sintetizadores e vocais), Christian Trüssel (contrabaixo), Marco Repetto (bateria e voz) e Claudine Chirac (saxofone).

1981 - Martin Eicher (guitarra, sintetizadores e vocais), Stephan Eicher (guitarra, sintetizadores e vocais), Marco Repetto (bateria e voz).

1982 - Martin Eicher (guitarra, sintetizadores e vocais), Stephan Eicher (guitarra, sintetizadores e vocais), Ingrid Berney (contrabaixo).

Discografia

Compactos

Moskau, 1980
Eisbär, 1981
Träume mit mir, 1982
Moskau, 1983

LPs/CDs

Grauzone, 1981
Grauzone, 1991 (3Klang/Line)
Sunrise Tapes, 1998 (PIAS/Connected)
1980-1982 (2CD), 2011 (mital-U)

Website (Gravadora mital-U)

Nota: “Eisbär” foi regravada por vários artistas, incluindo Polar Pop (feat. Mc Grzimek), Prisonshake, Scholle (ohne Schwester C.), GrooveZone (DJ Frédéric de Backer), Stahlhammer, Knorkator feat. Holger Klein, Oomph!, Nouvelle Vague e The Dresden Dolls.

0 comentários:

Postar um comentário