E-MAIL PARA O ECAD

No início do mês de março houve grande polêmica na internet em razão do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) decidir cobrar blogs que utilizam de vídeos do YouTube. Você pode conferir matéria à respeito aqui e aqui.

Dias depois, após grande repercussão na mídia, o ECAD voltou atrás em sua decisão - você confere esta matéria aqui.

Nota: todo o conteúdo dos links está reproduzido nas imagens abaixo.

Como isto pode nos afetar?


Esta situação me levantou sérias dúvidas sobre qual seria a situação do blog NDW-Online perante o ECAD, pois utilizamos de músicas, embora internacionais e de um período bem específico (1978-1985), além de samples editados em mp3 e o podcast semanal. Como o blog não dispõe de patrocínios e não há qualquer lucro para nosso trabalho, não tenho a motivação de pagar para manter este projeto. Se não houver opções, prefiro o cancelamento. Procurei respostas na internet, sem sucesso. Descobri que se os samples musicais tiverem duração máxima de 30 segundos, não há problemas de direito autoral. Mas as questões persistem em outros campos. Assim decidi escrever ao ECAD para sanar estas dúvidas.

Este blog vem tendo uma boa visitação internacional, especialmente da Alemanha. Veja nosso público: Alemanha (45%), Russia (15%), Áustria (10%), Estados Unidos (10%), Brasil (5%) e outros como Luxemburgo, Holanda, México, etc, representam (15%). Mas o principal é o reconhecimento de toda uma comunidade (NDW Wiki, o website Ich Will Spaß), especialmente dos artistas da época. Nickerbocker, Relax, Der Plan entre outros até nos enviam músicas; tenho o apoio do mega popstar Markus que publicou sobre o blog em seu website oficial; recebi contato de bandas que não tocam há mais de 10 anos, como Spider Murphy Gang; e isso cresce dia após dia com e-mails de várias pessoas agradecidas e entusiasmadas pela idéia do blog. Ou seja, há uma tremenda responsabilidade neste projeto.

Alguns amigos de fora do país ficaram estarrecidos com a possibilidade deste blog sair do ar por questões de pagamentos de direitos autorais. Isto porque é um dos poucos sites no mundo que se dedicam a estudar este tema e certamente é o único do mundo totalmente editado em língua portuguesa. Muitas pessoas me pedem que edite o blog em língua inglesa. Mas eu nunca tive dúvida do público-alvo deste trabalho: o povo brasileiro! Este blog é destinado a preservar e divulgar o gênero musical NDW aos brasileiros, por isso, embora meus outros sites sejam em inglês (Fancy, Grant Miller, Joy), este fiz questão que fosse em português.

Meu e-mail foi enviado ao ECAD-Florianópolis no dia 8 de março, e enquanto aguardo a resposta da entidade, em respeito aos artistas que me enviaram material e aos ouvintes que me apoiam, decidi continuar com o projeto original, que inclui o podcast e a postagem de vídeos do YouTube. Declaro aqui publicamente que respeitarei a decisão do ECAD, e, se esta decisão for de efetivamente cobrar algum valor monetário deste blog, removerei imediatamente o material que estiver sendo cobrado e tirarei o blog do ar.

Meu e-mail ao ECAD


As matérias mostradas nesta postagem são extraídas de "O Globo", "G1" e "Jornal O Dia", através dos blogs BN Entretenimento e Peregrino Mutante.

0 comentários:

Postar um comentário